sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Superficial

    Hoje contarei algumas coisas básicas, mas de interesse para quem pretende vir para cá. No meu próximo post conto um pouco sobre a primeira semana aqui (muito intensa, como tudo na saúde mental).
   
    Começando do começo:
   Chegar em Trieste não foi fácil para mim. Levei muito tempo para encontrar a pessoa responsável por organizar a vinda dos voluntários e estagiários e quando encontrei houve uma mudança de regras com o jogo rolando, sabem? Quase desisti de vir, quase surtei, mas depois tudo deu certo. Para quem quiser o contato dessa pessoa, me deixa o email que repasso.
   Uma outra coisa para quem está com intenção de vir, comece um curso de italiano. Como estagiário aqui você já não é muita coisa, sem saber italiano você não será nada.
    Ao chegar aqui:
    Aqui em Trieste tem dois lugares para os estagiários, um é uma casa imensa, antigo centro de saúde mental   San Vito (onde eu estou) que cabem 8 pessoas, tem quardo indivídual e para duas pessoas. O outro fica no antigo hospital Psiquiátrico San Giovanni. São três apartamentos indivíduais com cozinha e banheiro em cada um deles. Toalha e roupa de cama garantidos nos dois lugares, e almoço e jantar nos centros de saúde.
   Como funciona o período de estágio:
   Até 2011 podia vir e ficar até um ano aqui, agora em 2012 as coisas estão mundando. O período de estágio é de 3 meses e há boatos de que comecem a cobrar algum valor pela moradia. Trieste possui 4 centros de saúde mental (CSM) que funcionam de uma maneira muito próxima aos CAPS-III. São distribuídos por região e serão referência das pessoas que habitam naquela determinada zona. São eles: Domio, Barcola, Madalena e Gambini. Funcionam 24hs, todos os dias da semana, possuem de 6-8 leitos, com uma equipe composta por psicólogos, psiquiátras, assistentes sociais, enfermeiros e técnico da reabilitação (profissão que desempenha um papel similar ao da terapia ocupacional). Funciona também a "porta-aberta", ocorre o acolhimento, possui refeitório (onde profissionais e estagiários podem almoçar também) e reunião de equipe todos os dias. Essas são as grandes semelhanças. Vamos para as diferenças mais notáveis, os CSM, até onde eu percebi e tendo como referência o que estou, não possuem uma agenda cheia de atividades, gurpos ou oficinas como no Brasil. Na verdade, muita coisa é feita no território com um impressionante trabalho em rede. No centro que estou possui um grupo de leitura de jornal matinal e diário, um de pintura e um de dança, ambos semanais. Isso é o superficial.
    Claudia, pessoa responsável pelos estagiários, é quem escolhe onde cada um ficará. Quando decidido seu lugar, ela entra em contato com alguém do serviço que fica responsável por te auxiliar lá.
    Para não ficar cansativo, páro aqui e vejo se escrevo um pouco mais no domingo. Agora vou para um bar assistir um show da "La Grande Orchestra", uma orquestra composta por usuários, profissionais da SM e por mais quem quiser tocar, delíiiicia!
    Butturini, Trieste 1973-1977, I Padiglioni si svuotano - graffiti delle femministe e letti dei reparti chiusi buttati via - San Giovanni

20 comentários:

  1. Li, muito legal a forma como vc esta escrevendo, esta bem interativo e gostoso de ler...não vejo a hora de ler o próximo...ebaaaa!
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, td bem? Sou psicóloga e sempre quis visitar Trieste para conhecer os serviços de Saúde Mental. Interesso-me por esse estágio de 3 à 4 meses que vc comentou e eu gostaria de saber sobre o contato que vc comentou no texto.Muito obrigada...Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Me manda seu e-mail que te passo o contato. Três meses em Trieste são muito intensos e não tem como não sair de lá olhando de uma outra maneira o trabalho em Saúde Mental, vale a pena!

      Excluir
  3. Olá Aline! Muito inspirador seu blog. Sou psicóloga e tenho interesse em fazer um estágio de 1 mês nos CSM de Trieste. Gostaria que vc me passasse o contato de alguém que pudesse viabilizar isso. Também queria saber se vc já tinha um conhecimento aprofundado do idioma? Quanto tempo havia estudado? Obrigada desde já! Abrçs,
    Marianna
    nana__amorim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria do contato, Aline! Meu email é luiza.l1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Aline! Também gostaria do contato para realizar o estágio. O meu email é cmrosa2002@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns pelo blog!!!!
    Sou terapeuta ocupacional e faço residência em saúde mental, gostaria que você me desse o contato para estágio voluntário e umas dicas sobre o viagem. Desde já agradeço. Bjos
    louisepadilha@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Aline.
    Li o seu blog, e estou indo para a Italia agora no fim do ano. Estou com dificuldades de achar o contato, pois sou psicologo e tbm tenho o interesse em fazer um tempo de estágio em Triestre. Vc poderia me passar os contatos, e facilitar o inicio desse caminho?
    Agradeço.
    Pedro.
    email: pedror.coutinho@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  8. Oi Pedro, já te mandei um email. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Ei Aline.
    achei seu blog muito bom. Queria tirar umas duvidas..
    você pode me passar seu e mail?
    ou então me manda algum e mail com seu contato?
    rovana__p@hotmail.com
    Abç

    ResponderExcluir
  11. Boa noite meu caro, me chamo Anne Sulivan, sou educadora física, residente em saúde coletiva - saúde mental ISC-UFBA. Gostaria que você, por gentileza envia-se para o meu e-mail: anne.reis@ig.com.br , o contato para o estágio em Trieste, pois penso em fazer meu estágio ano que vem lá. Grazie mille! Un grande abbraccio!

    ResponderExcluir
  12. Olá! Sou Amanda e faço medicina e me interesso muito pela área de saúde mental. Gostaria muito do contato, e quem sabe algumas dicas tbm. :D
    Meu email é amandaalde@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Aline!
    me chamo Leonardo e sou médico do segundo ano de residencia médica em psiquiatria. Tenho muito interesse em conhecer o sistema de Trieste... Gostei muito da forma como contou sua experiência por aqui.
    Se puder compartilhar o contato, agradeço!
    leotafarello@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Aline, parabéns pelo blog e pela incrível experiência!! Faço Residência em Saúde Mental em João Pessoa, e gostaria de mais informações sobre o estágio, você pode me ajudar? barbaraa.gregorio@hotmail.com

    bjo e obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  15. Oi Aline, muito bom seu relato! Faço residência em saúde mental e gostaria de ter o contato de lá. Quem sabe não consigo ter uma experiência em Trieste! julianafreiresilva@gmail.com bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi Aline, muito bom seu relato! Faço residência em saúde mental e gostaria de ter o contato de lá. Quem sabe não consigo ter uma experiência em Trieste! julianafreiresilva@gmail.com bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline, muito grata por compartilhar essa vivencia aqui. Você pode me enviar o contato da pessoa responsável ?
    isadorazag@gmail.com

    ResponderExcluir